segunda-feira, 28 de março de 2011

A petição Defesa da Ria Formosa!

Está em curso uma petição "Defesa da Ria Formosa", que visa Solicitar à Ministra do Ambiente que seja mandado desencadear os trabalhos de sustentação de areias nas Ilhas Barreira que compõem o Parque Natural da Ria Formosa que se encontra protegido pela Rede Natura 2000 e pela convenção de Ramsar. Assim sendo, defende-se que a melhor forma de prevenção da erosão costeira, consiste na aplicação de geotêxteis paralelamente a linha de costa, ao contrário da construção dos esporões e/ou pontões em rocha. Entende-se, baseados em estudos científicos anexos, que a aplicação de geotêxteis não interferem irreversivelmente com a natural circulação de areias contribuindo para o aumento da biodiversidade, bem como o aumento da qualidade de vida das populações e economia (nomeadamente pesca e turismo), tendo ainda a vantagem de um baixo custo de intervenção bem como a sua longa durabilidade ou contrario dos esporões.
Providenciar que nos pontos sinalizados como de intervenção urgente, e que são Núcleo Do Farol, Praia de Faro, Ilha da Fuzeta e Barra de Cacela, sejam adoptados estes procedimentos de modo a salvaguardar o futuro deste nobre e único ecossistema, sob risco de extinção do Parque Natural da Ria Formosa.

Assinem e Partilhem com os amigos, http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N7397 , pois só assim poderemos salvar a nossa Ria Formosa e as suas Ilhas Barreira!

Sem comentários:

Enviar um comentário