quarta-feira, 30 de março de 2011

O Caso de Kovalam, Kerala, India

Kovalam tem sido um dos mais populares destinos turísticos do sul da Índia desde a década de 1930. No entanto, devido ao rápido desenvolvimento nos últimos anos, o litoral de Kovalam tem sofrido de erosão costeira intensa durante a época das monções, o que levou à perda de um volume de praia valioso. O Departamento de Turismo de Kerala considerou os métodos tradicionais de gestão como opção, incluindo a construção de paredão e alimentação artificial de areias, mas finalmente optou por aplicar uma solução mais sustentável para este grave problema. Foi projectada e construída uma estrutura de protecção costeira ambientalmente eficaz (RAM) em Kovalam.

Depois de se realizar estudos de campo extensos, e o desenvolvimento de modelos numéricos e físicos, realização de calibrações e ensaios exaustivos, foi concluída a construção do Multi-Purpose Kovalam Recife em Fevereiro de 2010. O recife foi especificamente projectado para quebrar as ondas poderosas da região offshore, minimizando os efeitos erosivos das ondas na praia. Além disso, o recife é posicionado para redireccionar as correntes que foram parcialmente responsáveis pela redução histórica do tamanho de praia em Kovalam.
Relatórios de acompanhamento locais mostram que o recife tem sido extremamente bem sucedido na criação de uma mancha de areal mais larga e mais estável na praia de Kovalam. O recife é uma vitrine do conceito de progresso sustentável. Gerida como praia turística valiosa, as estruturas por trás dela têm sido protegidas com sucesso, sem danificar o meio ambiente local. O recife também tem aumentado as ondas de surf existentes, estimulando o turismo na região. É referido e aconselhado por empresas ligadas ao surf, como Patagónia, Surfline, Quicksilver, entre outros. O Departamento de Turismo de Kerala continua a monitorizar o desempenho do recife, e está a trabalhar estreitamente com os agentes locais para maximizar o benefício a longo prazo do recife para a comunidade.


FranciscoL

Sem comentários:

Enviar um comentário