sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Subito interesse no Mar e na Ria Formosa

Artigo de opinião do Presidente da Câmara de Olhão Retirado do Correio da Manhã
“A defesa do Mar
Nos últimos tempos – mas só muito recentemente –, fala-se cada vez mais do mar, da sua defesa e correspondente riqueza, devendo ser uma aposta de futuro.
Lembrei--me disto a propósito da Expomar, que terminou no último fim-de-semana em Olhão. O Presidente da República, por exemplo, tem feito esse importante desafio, cada vez com mais insistência, que aplaudo. Mas também ressalvo que, ao contrário de outros que vêm secundarizando esta riqueza natural que temos a oferecer-se todos os dias diante dos nossos olhos, desde que tenho a função de presidente da Câmara de Olhão defendo incessantemente o Mar e a nossa Ria!
Uns chegaram tarde demais a esta conclusão e outros ainda nem conseguiram convencer-se de que é aqui que está o futuro. Fico satisfeito por saber que o nosso Chefe de Estado concorda comigo: é urgente voltarmo-nos para o mar e apostarmos na economia que a ele está ligada. As gerações futuras, num País com características únicas a este nível, agradecem! Não esperemos mais, poderá ser tarde… “

Nota do Defesa Da Ria Formosa:
Mais uma crónica de campanha eleitoral contínua…
Contudo não se pode deixar de reparar na frase “desde que tenho a função de presidente da Câmara de Olhão defendo incessantemente o Mar e a nossa Ria!” pois, como nós não temos memória curta e muito menos somos cegos, Será que o autor da opinião (e Presidente da Câmara em Olhão) tem tido essa preocupação ao longo dos quase 30 anos de mandato presidencial?? É que parece que não… pois, existem esgotos camarários directos para a ria (Cais T, Doca, etc.), etar’s a menos de 500 metros… A poluição graça, a ria morre lentamente e quem da ria depende como fonte de rendimento, tenta sobreviver não sabendo como… será este o Interesse no mar e na ria que tanto Fala??? Ao que ainda há a acrescentar a sua prestimosa ajuda, com este interesse no mar, com as obras da Sociedade Polis Ria Formosa (onde é vice presidente), que mais não fazem do que adulterar a Barra da Fuzeta PERSEGUIR as populações residentes, nas ilhas barreira, com a ameaça constante de demolições e interdições…
Será este o interesse??  À mulher de César não basta parecer séria… é preciso ser!! Sejam sérios e se efectivamente querem apostar na ria e no mar adoptem medidas ambientais eficientes e não os atropelos e devaneios que vamos vendo!
Nota do Defesa Da Ria da autoria de Francisco


1 comentário:

  1. Francisco Leal, ainda presidente da CMO é um mentiroso compulsivo, à imagem do seu lider. Desde que é presidente da CMO mais não fez do que degradar a Ria Formosa despejando nela o veneno das suas ETAR.
    A "defesa" do mar, por parte dele, esconde uma gestão criminosa, do que tem ido feito na Ria Formosa.
    Mais, veio a lume, que a sociedade onde é vice de Valentina Calixto, encomendou o cadastro dos viveiros de ameojoas, como se isso tivesse algo a ver com a requalificação da Ria Formosa e não represente um extravasar das funções cometidas à sociedade polis.
    É esta cambada que tem minado o desenvolvimento do País conduzindo-o à bancarrota, mas não perdem pela demora. O Povo fará o juizo final em tempo certo.

    ResponderEliminar